Homens repensando a masculinidade e desconstruindo o machismo

Apr 25, 06:53 PM

A gente sabe que o machismo massacra nós, as mulheres. Mas ele também faz muito mal aos homens - e cada vez mais eles se dão conta disso, conta o terapeuta Alexandre Coimbra Amaral, que participa comigo do Ih, Rita! dessa semana. Ele é o idealizador do Grupo Terapêutico de Homens, uma terapia em grupo onde os homens se encontram e discutem sexualidade, casamento, paternidade e desemprego.

Foi o nascimento do primeiro filho que fez com que o engenheiro Thiago Queiroz repensasse qual era o papel do homem na criação dos filhos. Ele entendeu naquele momento, enquanto pegava o pequeno Dante nos braços, que queria "fazer diferente" do que tinham feito com ele e iniciou uma jornada autoconhecimento, amor e de reencontro com a criança que ele foi um dia . (Thiago é autor do livro Abrace seu Filho, do blog "Paizinho, Vírgula! e do podcast Tricô de Pais.)

Também converso com o administrador Marcio Pescara que, graças a uma licença paternidade de 12 semanas concedida pela empresa onde trabalha, virou pai e dono de casa em tempo integral - ele decidiu usufruir esse tempo com o bebê após a volta da esposa ao trabalho. Marcio conta sobre as descobertas desse período e revela que se tornou menos machista depois que entendeu a sobrecarga da mulher que tem dupla jornada. De quebra, tem conseguido se conectar com o filho caçula e descoberto vários talentos domésticos.