Gordofobia: Preconceito E Ódio Contra Pessoas Gordas

May 02, 02:39 PM

O termo é novo, mas o preconceito é antigo: gordofobia é aquela piadinha feita no recreio da escola contra a menina gorda, a prática de não contratar quem está “acima do peso” por acreditar que se trate de uma pessoa "doente" e “preguiçosa”, é a falta de roupas de todos os tamanhos nas lojas do shopping.

A gordofobia causa sofrimento e promove a perda de direitos, garante a doutoranda da UFMT Maria Luiza Jimenez, idealizadora do projeto “Lute como uma Gorda!” e uma das maiores pesquisadoras sobre gordofobia do Brasil. Ela é uma das entrevistadas do Ih, Rita! dessa semana.

Também converso com a jornalista e dj Flávia Durante, criadora do bazar Pop Plus, feira de moda plus size que nasceu depois que Flávia engordou e percebeu como o mundo da moda ignorava e destratava as mulheres como ela. 

Falo, ainda, com a nutricionista Paola Altheia, autora do blog e do livro “Meu corpo não é exposição”. Ela destaca que há uma demonização do corpo gordo, que é visto como “doente”, o que é uma falácia, explica. “Não é verdade que uma pessoa gorda seja doente, assim como não é verdade que um magro seja saudável”. Paola ainda fala sobre a milionária indústria da magreza, "que não entrega o que promete e ainda assim não para de lucrar."

O Ih, Rita dessa semana sobre Gordofobia: preconceito e ódio contra pessoas gordas já está disponível em todas as plataformas. 

Dúvida, sugestão ou crítica? ihritapodcast@gmail.com 
Siga-me nas redes sociais: 
Twitter: http://twitter.com/ritalisauskas 
Facebook: http://facebook.com/ritalisauskas1