Desprezo Pela Educação

May 16, 03:21 PM

Ih, Rita 10 - Desprezo pela Educação

Cortes de verbas das universidades, interrupção de pesquisas, perseguição de professores. Por que o governo brasileiro escolheu a Educação como inimiga? Porque os educadores estão preparados para um debate qualificado, algo desprezado pelo governo Bolsonaro, afirma a antropóloga e professora da UNB, @DeboraDDiniz, que deixou o país ano passado ao ameaçada pelas milícias virtuais. Ela é uma dos entrevistadas do Ih, Rita dessa semana.

Converso também com a pesquisadora, ou melhor, ex-pesquisadora Leticia Takahashi, que teve de deixar o doutorado e todas as suas descobertas sobre a leishmaniose para trás. Sem os 2 mil reais da bolsa de doutorado, ela não tem como manter seu projeto de descobrer novos medicamentos para tratar a doença., que ainda castiga muitos brasileiros, principalmente de áreas pobres.

Para encerrar, entrevisto o filósofo, professor da USP e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que avalia que os recentes cortes de verba como um clara "falta de política educacional". "Uma coisa que parece que não está clara para o atual governo é que Ciência, Tecnologia e Educação andam juntas e são os principais insumos para o desenvolvimento da Economia, aponta.