Agrotóxico Na Água, Na Comida E No Nosso Organismo

May 30, 08:23 PM
Você sabia que o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos no mundo? Mas pouco se fala sobre qual é o impacto desses pesticidas no meio ambiente, no nosso organismo e nos alimentos que levamos à mesa. E por isso o Ih, Rita! dessa semana foi em busca de respostas.

Conversei com a Natália Viana, cofundadora e codiretora da Agência Pública, uma agência de jornalismo investigativo que, juntamente com a Repórter Brasil, lançaram o projeto “Por trás do alimento”, que está investigando o uso de agrotóxicos no país. Uma das mais recentes reportagens publicadas por essa força-tarefa de jornalistas revelou que uma mistura de diferentes pesticidas foi encontrada na água de 1 em cada 4 cidades brasileiras. (Até 27 agrotóxicos combinados!)

Também conversei com a oncologista pediátrica Silvia Brandalise, fundadora de um dos maiores hospitais especializados em câncer do país, o Centro Infantil Boldrini. Para a médica não há dúvidas: os agrotóxicos são responsáveis pelo aumento do número de casos de câncer e de outras doenças graves na população brasileira.

Entrevisto, ainda, o deputado federal pelo PT de São Paulo e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele propôs um projeto de decreto para sustar os atos do Ministério da Agricultura em 2019 e afirma que a única forma de fazer com que o legislativo se posicione é com pressão da sociedade civil. (Há algumas petições rolando nas redes (inclusive da Chega de Agrotóxicos - https://www.chegadeagrotoxicos.org.br, você já assinou?). Estamos no ar em todas as plataformas - mais links nos comentários.
_____________

Siga Rita Lisauskas nas redes sociais: 
Twitter: http://twitter.com/ritalisauskas
Facebook: http://facebook.com/ritalisauskas1
Instagram: http://instagram.com/ritalisauskas 

Contribua com o financiamento coletivo do Ih, Rita! Acesse: 
http://catarse.me/ihrita 

Siga a Toriba: 
Twitter: http://twitter.com/toriba
Instagram: http://instagram.com/toriba