PodCast #31 - LGPD: Você está pronto para a Lei Geral de Proteção de Dados?!

Aug 26, 2020, 03:00 PM
O episódio #31 do Fala KICK, Eu Te Escuto convida duas feras do Direito para desvendar os prós e contras da LGPD, a nova Lei Geral de Proteção de Dados. Prevista para entrar em vigor em agosto de 2020, mas adiada para maio de 2021 por causa da pandemia, a Lei nº13.709/2018 vem sendo apontada como uma regra positiva para o cidadão, mas extremamente desafiadora para os negócios. 

Andreia Carvalho é advogada, pós-graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito Ambiental, Penal e Processual Penal, especialista em Recuperação Judicial e Falências, com cursos de Extensão em Direito Digital, LGPD e Direito para Startups. Formada também em Administração Judicial pelo Instituto Brasileiro de Direito da Empresa (IBDE), já ocupou cargos de gestão e direção em órgãos do Executivo estadual e municipal.

Samanta Oliveira é mestranda em Direito dos Negócios na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie. Também é certificada como Data Protection Officer (DPO) pelo European Center on Privacy and Cybersecurity (ECPC-B: Maastricht University) e em Cybersecurity: Technology, Application and Policy pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Na conversa com a CEO da KICk, Dani Klein, e a CCO, Liandra Senna, Andreia e Samanta explicam como a LGPD exige que empresas e órgãos públicos alterem a forma de coletar, armazenar e utilizar dados pessoais de clientes, consumidores e cidadãos. Elas detalham também o que muda para as pessoas comuns, que, na imensa maioria das situações, só poderão ter seus dados obtidos ou utilizados por empresas ou governo com autorização.