Entrevista Carlos Borrego

Jun 13, 2012, 04:22 AM

Carlos Borrego era ministro do Ambiente em 1992, ano em que representou a União Europeia na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro. A cidade brasileira recebe entre 20 e 22 de junho a Cimeira Rio+20, que reedita a conferência internacional para o desenvolvimento sustentável. Agora que passaram 20 anos do encontro original, Carlos Borrego revela-se otimista em relação à nova cimeira.

O antigo ministro do Ambiente e Recursos Naturais recorda que a cimeira de 1992 trouxe para a ordem política questões que não faziam parte da estratégia dos países, para além de ter impulsionado nos anos seguintes uma mudança em relação às alterações climáticas. Carlos Borrego mostra-se esperançado que esta Cimeira Rio+20 resulte numa nova estratégica para as alterações climáticas e dê grandes orientações em termos internacionais.

Nesta entrevista conduzida pela jornalista Arlinda Brandão, Carlos Borrego afirma que os dois temas principais em cima da mesa vão ser a economia verde e a estipulação de um quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. O professor universitário desvaloriza as ausências de Barack Obama e Angela Merkel no Rio de Janeiro, porque confia na capacidade de mobilização dos cidadãos. “Se conseguirmos mobilizar os cidadãos, os governos têm que acertar o passo”, argumenta.