Rio vinte anos depois (12-06-2012)

Jun 13, 2012, 04:20 AM

Cimeira Rio+20 discute a economia verde sem a presença de alguns grandes líderes mundiais.

A conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável que vai realizar-se no Rio de Janeiro, no Brasil, não vai contar desta vez com alguns grandes líderes mundiais.

Barack Obama, David Cameron e Angela Merkel são ausências de peso, mas há quem desvalorize este facto e acredite que é possível mobilizar os cidadãos para depois convencer os executivos. É o caso de Carlos Borrego, ex-ministro do Ambiente e dos Recursos Naturais. Em entrevista à Antena1, o homem que representou a União Europeia na Cimeira da Terra, em 1992, mostra-se otimista em relação à Cimeira Rio+20.

Entre 20 e 22 de junho, a economia verde é o tema central. Esta quarta-feira arranca já a última ronda formal de negociações dos compromissos a que poderão chegar os chefes de Estado e de governo.

A Cimeira Rio+20 é apelidada desta forma por se realizar 20 anos após a Cimeira da Terra, a Eco 92, que colocou as questões ambientais na agenda internacional. Nessa altura, registaram-se 108 discursos de presidentes ou primeiros-ministros.