Apoio à Palestina em Lisboa (14 JUL 2014)

Jul 15, 2014, 04:58 PM

Várias organizações não governamentais convocaram uma manifestação de apoio à Palestina, esta tarde, em Lisboa. Mais de 200 pessoas marcaram presença.

Vestido com uma roupa tradicional islâmica, um homem destaca-se no meio do grupo de duzentos manifestantes que esta tarde esteve no Rossio, em Lisboa. Este homem transportava um cartaz com a bandeira de Israel, mas dentro da cruz de David está uma suástica e o grito "STOP holocausto de Gaza, Viva o Hamas".

A manifestação foi convocada por várias organizações não governamentais: o Comité de Solidariedade com a Palestina, o CPPC (Conselho Português para a Paz e Cooperação), e o MPPM (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) quiseram mostrar solidariedade para com o povo palestiniano e contra aquilo a que chamam de «agressão israelita».

Mas, questionado pela TSF, Carlos Almeida, do MPPM, se também não é preciso mostrar solidariedade ao povo israelita, este ativista diz que «o povo de Israel precisa de solidariedade contra um governo de direita xenófobo e racista», já que «o atual governo (de Telavive) representa os setores mais retrógrados do estado de Israel», sublinha.

Também Ilda Figueiredo, antiga eurodeputada do Partido Comunista e agora presidente do CPPC adianta que «quando a União Europeia e o Estados Unidos quiserem a guerra no Médio Oriente acaba. Quando disserem basta de muros e de campos de concentração Israel acaba com este massacre ao povo da Palestina», conclui Ilda Figueiredo, em declarações à TSF.

Esta manifestação em Lisboa junta-se a outras mobilizações um pouco por toda a Europa e nos Estados Unidos.