ESVAZIAR-SE | presente diário 09-12

Dec 09, 2015, 09:09 AM

Esvaziar-se

Leitura Bíblica: Mateus 26.47-54

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens (Fp 2.5-7).

Qual é o grande desafio diário para cada um de nós? Conforme os versículos em destaque é termos a mesma atitude de Cristo, que colocou de lado seu poder e glória. Ele também fez isso no texto que lemos hoje: foi traído e preso, mas não reagiu nem tentou se salvar. Pedro, então, cortou a orelha de Malco, servo do sumo sacerdote (Jo 18.10). Jesus lhe disse para guardar a sua espada, porque se ele quisesse poderia orar ao Pai, que interviria e o defenderia.

Ele não usou seu poder para se livrar de um problema ou se vingar de seus inimigos. Jesus mostrou que realmente assumiu a semelhança dos homens e também que queria cumprir as Escrituras Sagradas. Ele humilhou-se ao vir ao mundo como um bebê, totalmente dependente e que precisava crescer e aprender. Além disso, cumpriu sua missão entregando sua vida e sofrendo da forma mais cruel. Tudo isso por amor a nós, para que pudéssemos ter um relacionamento com o Pai e recebêssemos a vida eterna.

Nisto paro para pensar em quantas pessoas buscam o poder para se sobrepor a outros, impondo sua vontade, ou mesmo para assegurar sua proteção. Se cada ser humano assumisse a atitude de Jesus de se esvaziar de seus direitos e poder em relação ao seu próximo, quantas discussões, brigas e mortes seriam evitadas? Jesus Cristo estava sendo preso injustamente, sabia que seria condenado e morto, mas mesmo assim não usou seu direito e poder divinos em seu benefício.

Como você age quando tem poder em suas mãos? Você abre mão dele para evitar algum problema ou discussão? Você tem se esvaziado, procurando seguir o exemplo de Jesus Cristo? – HK

Abrir mão do que temos não é fácil, mas vale a pena: significa ser obediente ao Senhor e tornar-se mais parecido com Cristo!