E DAÍ? | presente diário

Dec 16, 2015, 09:13 AM

16 de dezembro

E daí?

Leitura Bíblica: Tiago 2.14-26

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem – e tremem! (Tg 2.19)

Expressãozinha malcriada a do título, não? Mas talvez poucas sejam tão pertinentes. Afinal, é muito comum a gente se habituar a fazer ou dizer algo sem pensar. Por exemplo, alguns que dizem “Eu te amo” deveriam receber de volta um “E daí?” – isto é, “Em que isto modifica o seu jeito de agir? Me ama? Sei não... Suas ações demonstram que não se importa!”

No versículo em destaque, Tiago pergunta um tremendo “E daí?” Ele se mostra muito incomodado com pessoas que falam de Deus mas não vivem com ele: têm uma “religião” que não muda seu jeito de viver. O problema é que alguém teve a infeliz ideia de transformar o relacionamento com Deus em um compartimento isolado da vida. Assim, no “compartimento religioso” parece ser possível crer, proclamar-se discípulo de Jesus, e ao mesmo tempo ter uma vida podre que nega enfaticamente qualquer relacionamento com ele.

Creio de todo o coração que somente podemos obter a vida eterna pela graça (manifestação da bondade de Deus, mesmo sem nosso merecimento), por meio da fé. Dou graças a Deus, pois jamais conseguiria ter méritos suficientes para estar à altura de comparecer perante o meu Criador. Mas sei também que esta graça leva ao que Jesus chamou de Novo Nascimento, uma mudança de natureza que faz tudo novo. O renascido faz parte da nova criação, passa a viver com Cristo e torna-se seu discípulo (aluno), num constante aprendizado e crescimento que tem como alvo tornar-se como o Mestre. O cristão ainda tem suas quedas, luta contra suas antigas tendências, mas jamais se acomoda.

E eu, creio? Proclamo que sou discípulo de Jesus? Então preciso me perguntar: e daí? Estou no processo de aprender a imitar o seu caráter, ou enganando a mim mesmo, comodamente sentado e com uma fé teórica? – MHJ

O verdadeiro cristão vive em luta contra a antiga natureza, em um aprendizado de obediência.