ESPECIAL | presente diário

Dec 20, 2015, 09:17 AM

20 de dezembro

Especial

Leitura Bíblica Lucas 1.5-20

Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele (Mt 11.11).

No texto de hoje lemos que Isabel, uma senhora estéril, teria um filho. O nascimento de João foi especial desde sua concepção, resultado de um milagre divino. Durante a gestação, outro fato inusitado: o pai não conseguia falar. Além disso, quando Maria foi visitar Isabel, João se agitou na barriga da mãe ao reconhecer a mãe de Jesus. Como explicar fatos assim? Quando nasceu, todos esperavam que recebesse o nome do pai (uma espécie de Zacarias Júnior). Porém, para surpresa de todos, foi chamado João, conforme o anjo tinha dito. Somente então Zacarias voltou a falar. O nascimento daquele menino foi tão especial que as pessoas se perguntavam sobre seu futuro (v 66), pois viam que Deus estava com ele.

De fato, João foi um grande homem: o último profeta de Israel, após mais de quatrocentos anos de silêncio da parte de Deus. Seu modo de se vestir e sua alimentação eram diferentes, e sua mensagem, impactante: era necessário arrepender-se de tudo o que desagrada a Deus e voltar-se a ele, pois o Messias estava chegando. Quem concordava com isso era batizado, por isso João foi conhecido como “batista” ou “o batizador”. Teve o privilégio de batizar o próprio Filho de Deus encarnado! Talvez João sentisse que era especial. Todavia, não se deixou levar pelo orgulho nem se tornou arrogante (veja Jo 3.30). Ele sabia que sua missão era preparar o caminho para alguém ainda mais especial – Jesus.

Também somos especiais para Deus, mas com João aprendemos que de modo algum somos superiores aos outros. Precisamos de Jesus como todas as pessoas e, quando entregamos nossa vida a ele, recebemos uma missão parecida com a de João: anunciar a necessidade de arrependimento e preparar o caminho para que Cristo transforme a vida das pessoas. Então, reconheçamos humildemente nossa dependência de Jesus e deixemos que ele dirija nossa vida! - VWR

Nossa vida é tão importante quanto Jesus está presente nela.