III DOMINGO DE ADVENTO C português

Dec 16, 2018, 01:25 PM

Edição e Audio: Pe. Cristóvão, SVD. Música Hna. Glenda

como consequência da pregação de João Batista, os que o procuravam queriam saber o que tinham que fazer para ser merecedores do reino de Deus, ao contrario dos castigos pela vida que levavam.

João poderia ter dito, que cumprissem os mandamentos da ley de Deus, que fizessem sacrificios e jejuns: porém João faz uma introdução à missão do messías esperado: salvar o homem da escravidão do pecado,(convertam-se) do egoísmo (dar a outra túnica y o alimento) e da corrupção (não cobrar o indevido) y convida à humildade, pois o maior no reino de Deus é o que serve, não é o que é servido (não sou digno de desamarrar suas sandalias).

o evangelio recorda outras passagens como a de Zaqueu, que depois de conhecer Jesús, da a metade do que tinha e se suas riquezas foram adquiridas indevidamente, devolvería quatro veces mais. Tudo isto nos indica que a proposta do evangelho de hoje é lembrar que devemos viver em constante transformação ou conversão.

O Messias cumprirá esse anúncio do profeta Ezequiel: "Eu vos purificarei de toda imundice e todo sugeria, e os darei um novo coração ... Eu infundirei meu Espírito em vocês, y farei que andem de acordo com meus preceitos. (Ez 36,25).

Isso significa que a manifestação do poder do Messias se manifesta exclusivamente em nossos corações. se o homem é capaz de exercer essa obra interior, dada por joão, estárá capacitado para cumprir verdadeiramente a vontade de Dios. Porque uma pregação atraente não é suficiente; a ação secreta da graça de Deus dentro do homem sim, é necessária.

Senhor Jesús, enche o meu interior com o teu espírito. derramai-o como um fogo purificador, que me limpa de toda iniquidade, de minhas falsas devoções. fazei o meu coração, mais generoso, capaz de compartir com o pobre e de viver na justiça. amém.