#568 - SIMBOLISMO SAGRADO ASTECA, O MITO DE QUETZALCOATL - Profª Ana Cristina Machado de Nova Acrópole

May 20, 2023, 06:51 PM

Quetzalcoatl (Serpente emplumada) é o caminho da sabedoria e da purificação da alma.

Quetzalcoatl é um místico rei de Tula, que na legendária Idade de Ouro, governava com justiça seus súditos, do interior de seu palácio templo com colunas de serpente. “Nunca era visto em público, vivia em silêncio nas sombras de seu templo”. Mas um dia o mago Tezcatlipoca, com um espelho de dupla face o enfeitiçou. No espelho mágico o rei viu seu reflexo material, ou seu lado feminino (Quetzlpetalt, a borboleta de asas multicoloridas), por quem se apaixonou e manteve relações sexuais após embriagar-se. Perdida a inocência, deve laboriosamente convertê-la em pureza mediante uma série de trabalhos, que incluem uma descida aos Infernos e a recuperação das tradições mágicas do passado. Finalmente, em uma pira construída com suas próprias mãos, é imolado e sua alma transforma-se na estrela Vênus, “o precioso gêmeo da Terra”.

Para as astecas, a busca da verdade não é simplesmente a busca de imagens mentais que possam parecer mais ou menos reais, mas a busca do Ser, da raiz última daquilo que traz estabilidade. A palavra “verdade” em nahuatl (neltiliztli) tem a mesma etimologia que “raiz” ou “fundamento”.
________________________________________________________
Siga a #NovaAcropole:
Site: https://www.acropole.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/novaacropol...
Facebook: https://www.facebook.com/novaacropole...
Twitter: https://twitter.com/novaacropolebr
Telegram: https://www.t.me/novaacropolebrasil
______________________________________________________________

Nova Acrópole é uma organização filosófica presente em mais de 50 países desde 1957, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da #Filosofia, da #Cultura e do Voluntariado. #nuevaacropolis 
Assessoria: brasilia@acropole.org.br