MATATIAS | presente diário

Dec 08, 2015, 09:14 AM

8 de dezembro

Matatias

Leitura Bíblica: l João 4.20-21

José, filho de Matatias, Matatias, filho de Amós, Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai (Lc 3.25).

Não era a primeira vez que me deparava com a descrição da linhagem de que veio Jesus. No começo, sempre que me via diante de genealogias pensava em pular para o próximo capítulo. Afinal, genealogias são só o registro de nomes que parecem não acabar, era o que pensava. Mas eu estava enganada, era mais que isso. Todos eles apontavam para duas coisas, que Jesus veio para eles e por meio deles e que toda a história começou com o Pai e seu Filho...

Fui para a rodoviária da cidade com Matatias na mente, pensando: como eu não o tinha enxergado antes? Naquela noite eu tinha uma missão junto com a minha equipe: levar um sopão para moradores de rua no centro da cidade, o que para alguns seria a primeira refeição do dia. Atravessamos a avenida junto a pessoas que nunca vimos e nenhuma delas pareceu de fato olhar para um rapaz que estava em um canto ali perto. Ele tinha acabado de brigar com o irmão que vivia também na rodoviária.

Seu nome? Sua história?! Ele me fazia lembrar Matatias. Alguém que ninguém sabia quem era, mas que Deus desejou incluir em sua família. Alguém que talvez não tenha realizado nenhum grande feito, mas que estava ali na genealogia do próprio Cristo.

Isso me fez pensar em quantas pessoas estamos deixando passar de modo invisível para nós. Quantas pessoas não abraçamos ou às quais viramos as costas porque não são aquilo que esperamos, porque não podem oferecer aquilo que achamos precisar. Matatias me mostrou um amor que vê. Deus o viu e ele estava ali numa linhagem de grandes homens e mulheres.

Naquela noite, Davi - esse era o nome do rapaz de quem falei - reconciliou-se com Cristo. Havíamos assim encontrado Matatias, alguém que Deus viu quando poucos conseguiam enxergá-lo. - AB

Sinta-se encorajado a promover pessoas, a tirá-las do anonimato, a amar sem condições ou preconceitos.