TUDO ESCURO | presente diário

Dec 14, 2015, 08:55 AM

14 de dezembro

Tudo escuro

Leitura Bíblica: Jó 19.1-22

Eu sei que o meu Redentor vive (Jó 19.25a).

Já deve ter acontecido com você: acordou de madrugada, não conseguiu mais dormir e quando abriu os olhos estava tudo escuro. Você não enxergou nada. O dia foi amanhecendo, você continuou bem acordado e com a claridade que foi entrando no quarto você começou a enxergar mais claramente o que era cada objeto. Conforme clareou mais, você viu até os parafusos do armário, os puxadores das portas e das gavetas, a dobra das roupas. Quando clareou de vez, você enxergou tudo nitidamente. Então, a noite passou.

Coisa igual pode acontecer na vida das pessoas. Em algum momento acontecem tantas coisas ruins que parece que não conseguimos enxergar mais nada. Perdemos o rumo. Aí vêm as famosas perguntas: “O que está acontecendo?” “Por quê?” “Como será minha vida daqui para frente?” “O que vou fazer?” Jó perdeu os dez filhos, suas riquezas, sua saúde, o respeito das pessoas e, no auge do seu sofrimento, se sentiu abandonado por todos. Tudo escureceu rapidamente para ele, ao ponto de ter preferido nem ter nascido. Mas, em meio a tudo isto, ele conseguiu dizer com convicção o que está no versículo em destaque. E em momento algum deixou de confiar em Deus ou se voltou contra ele.

Para voltar a enxergar as coisas em detalhes e “achar o rumo em sua vida”, é preciso deixar a luz de Cristo iluminá-lo. Em primeiro lugar, espiritualmente, pois Jesus Cristo é a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todos os homens (Jo 1.9). Jesus morreu em nosso lugar para nos dar vida plena e eterna. Quem nele confia tem a esperança de que ao partir deste mundo estará com ele no Céu. Além disso, recebe sua ajuda para vencer seus problemas – basta que sejam entregues a ele. Talvez isto lhe soe muito fácil, mas é assim que funciona: entregar a Deus, confiar nele e seguir as suas orientações!

Está tudo escuro? Deixe a luz de Cristo brilhar em você! – HK

A luz de Cristo nos permite andar com segurança, mesmo que ao redor esteja tudo escuro.