LÍDERES | presente diário

Dec 15, 2015, 09:12 AM

15 de dezembro

Líderes

Leitura Bíblica: Números 16.1-3;12-32

Tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham (1Ts 5.12).

Talvez você se surpreenda ao ler a história de Israel. Deus demonstrou amor e cuidado, mas os israelitas, vez após vez, se rebelaram contra ele. Reclamavam e não confiavam em Deus, por isso permaneceram quarenta anos no deserto antes de entrarem na Terra Prometida.

Quero chamar a sua atenção para Moisés. Ele foi o líder escolhido por Deus para conduzir o povo não apenas pelo caminho, mas numa jornada espiritual que traria crescimento. Quando atraíam a ira de Deus, Moisés suplicava por misericórdia (veja Nm 14.1-20). No entanto, mesmo com todo cuidado de Moisés, alguns israelitas se rebelavam contra ele. Destaco os casos de seus irmãos Miriã e Arão (capítulo 12) e o do texto de hoje. No primeiro deles, como punição, Miriã ficou leprosa. Como Arão reconheceu o erro e pediu a Moisés que intercedesse pela irmã, Deus a curou e ordenou que ficasse sete dias afastada do povo, provavelmente refletindo sobre seu comportamento. Já Corá e seus seguidores foram fulminados com suas famílias, pois não se arrependeram.

Hoje ainda somos postos sob o cuidado de algumas autoridades: governantes, professores, policiais, patrões... Como somos falhos, é possível que surjam insatisfações contra tais líderes. Contudo, estejam eles certos ou errados, foram estabelecidos por Deus e devemos respeito a eles. Além destes, Deus escolheu pessoas para conduzir aqueles que vivem com ele em sua caminhada cristã.

Em Hebreus 13.17 somos recomendados a obedecer a nossos líderes, pois cuidam de nós e prestarão contas do que fizerem a Deus. Se surgir alguma insatisfação em sua mente, não faça como Corá, que difamou seus líderes e aliciou outras pessoas contra eles. Em vez disso, leve o problema a Deus, que julga tanto os líderes como os liderados, e submeta-se à sua autoridade também nesta área de sua vida. - BB

Se formos submissos ao Senhor, também respeitaremos os líderes que ele estabeleceu.