A EXCELÊNCIA DE CRISTO | presente diário

Dec 17, 2015, 08:49 AM

17 de dezembro

A excelência de Cristo

Leitura Bíblica: Filipenses 3.1-11

O que para mim era lucro, passei a considerar como perda por causa de Cristo (Fp 3.7).

A igreja de Filipos sempre trazia saudades a Paulo. Para entender a razão, veja a história dessa igreja em At 16.11-40. Há três fatos marcantes nela: a conversão de Lídia e sua generosidade com Paulo e seus companheiros, a jovem adivinha que, depois de expulso o espírito que a possuía, foi a causa da prisão de Paulo, e depois o milagre que resultou em sua libertação e na conversão do carcereiro.

Agora o apóstolo reforça o que lhes ensinara naqueles dias. Havia gente por lá querendo impor a lei dos judeus àqueles cristãos. Paulo afirma-lhes que, se fosse para confiar no cumprimento de leis, ele venceria a todos, mas que seria um erro basear-se em rituais religiosos e regras humanas como garantia de reconciliação com Deus. Esta se obtém apenas pela fé na obra de Cristo, que vem de Deus. No texto, Paulo dá algumas razões que comprovam a excelência de Cristo.

O conhecimento de Cristo era a chave para tudo na vida de Paulo. Ele percebeu que as riquezas terrenas merecem desprezo em favor das celestiais. Essa revelação da excelência de Cristo levou-o a considerar os sofrimentos por Cristo um preâmbulo da sua própria ressurreição após a morte. Agora, o apóstolo, às vésperas da própria morte, faz um balanço e confessa: isso é que é lucro e lhe mostrou que valeu a pena ter vindo ao mundo, pois nada, nada mesmo, se compara ao conhecimento de Cristo que nos virá depois da morte.

Chega ao ponto de simplesmente chamar tudo o mais de lixo. Seria essa a sua experiência? Se não foi até agora, ainda é tempo de experimentá-la. Paulo não deixou apenas seu exemplo, mas também os mais valiosos escritos a respeito da excelência do conhecimento de Cristo. Vale a pena reconhecer o valor deste inestimável tesouro. - MJT

Sem Cristo em nossa vida, nem valeria a pena termos nascido.