TROCAR? | presente diário

Dec 21, 2015, 10:25 AM

21 de dezembro

Trocar?

Leitura Bíblica: Gênesis 25.21-34

Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1Co 10.12).

Quando leio sobre Jacó e Esaú, assusto-me com a loucura deste em trocar seus direitos de primogenitura por uma simples sopinha. Naqueles tempos, o filho mais velho tinha o direito de receber a bênção e a herança de seu pai e de cuidar de tudo que era dele depois que faltasse. Esaú tinha esse direito, mas porque estava com fome, deu a Jacó tudo, trocando-o por um prato de lentilhas.

Impossível entender como algo de tanto valor possa ser trocado por coisa tão insignificante, mas conosco acontece algo parecido. Por meio de Jesus, nós também ganhamos direitos e herança, pois a Bíblia nos diz que nele somos feitos filhos de Deus e herdeiros de promessas maravilhosas. Algumas delas: a salvação das consequências do pecado, vida eterna em vez de morte, promessa de não sermos acusados por Satanás, nosso inimigo; certeza de não sermos separados do amor de Deus e que iremos morar em um lugar sem lágrimas ou dor; enfim, temos a certeza de um futuro brilhante e eterno, já que sabemos em quem temos crido.

Além disso, tornamo-nos embaixadores do rei Jesus e podemos falar em nome do “Senhor dos senhores”, cargo de enorme distinção. Quem conhece Jesus Cristo sabe dessas promessas. No entanto, muitos acabam trocando essa herança divina por alguma outra experiência ou farsa enganadora, por coisas sem valor durável e por ilusões passageiras, enfim, por uma sopinha de lentilhas! Será que estariam com tanta fome assim? Por que pensam em trocar as promessas de Deus por outras quaisquer?

Você já foi tentado a isso? Num momento de fome e ilusões é preciso ter cuidado e perseverança! A recomendação da Bíblia no versículo em destaque vale para todos. Para muitos também se aplica a advertência: “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio.” (Ap 2.4-5). - EDG

Fique firme e não faça trocas apressadas por ilusões baratas deste mundo.