FELIZ JESUS | presente diário

Dec 25, 2015, 09:27 AM

25 de dezembro

Feliz Jesus!

Leitura Bíblica: Mateus 1.18-25

E lhe chamarão Emanuel, que significa “Deus conosco” (Mt 1.23b).

“Eu não gosto do Natal!” – Espantamo-nos com afirmações assim. Afinal, o Natal é uma época tão especial que soa estranho alguém não gostar. Se a pessoa for cristã, então, ainda mais, pois como não gostar do dia em que Jesus nasceu? Pois é: hoje, dia 25 de dezembro, é o dia em que substituímos “Bom dia!” ou “Até logo!” por um sonoro “Feliz Natal!”. Muitas vezes, no entanto, apenas queremos dizer: “Bom almoço”, “Tenha um dia feliz em família”, “Tomara que você goste do presente”, “Vai com Deus” ou, talvez, simplesmente “Boas festas”. A expressão “Feliz Natal” esvaziou-se de significado e tornou-se um cumprimento associado a despesas pesadas, pois os preços dos presentes aumentam ano a ano. Então, dizer que não gosta do Natal é, para muitas pessoas, uma expressão sincera de algo que não lhe cai bem. Estranho?

Estranho mesmo é que, apesar de hoje ser Natal e haver alusões à data por onde se olha, quase nenhuma delas faz referência ao Deus que deixou seu poder e sua força e se reduziu ao tamanho de uma célula na barriga de Maria a fim de nascer chorando como qualquer outra criança que ele mesmo criou. Estranho é um Deus que se identifica com a humanidade a ponto de experimentar tudo o que os seres criados à sua imagem experimentam.

Deus estranho: em vez de demonstrações pirotécnicas de autoridade, optou por um nascimento conturbado, em um lugar pobre e inapropriado. É um estranho Deus que se fez humano. Uma estranha e intensa forma de dizer ao mundo “Eu realmente amo vocês”. E, em vez de lançar raios destruidores do céu, ele lança a si mesmo em busca de homens e mulheres, expressando seu amor. Estranho natalício do menino Deus frágil e dependente de seus pais, como eu e você um dia fomos. Estranho é dizer “Feliz Natal” sem que isso carregue todo este significado. Quem sabe, ao dizer “Feliz Natal” hoje você diga: “Feliz Jesus!”. – WMJ

Deus veio ao nosso encontro – desse Natal eu gosto!