SALUTOGÊNESE: ritmo, calor e conexão

Mar 10, 12:00 PM
A definição de saúde segundo a OMS seria um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Essa definição é de 1946, mas mesmo depois de tanto tempo, a maioria das pessoas parece ainda cuidar da saúde buscando apenas EVITAR DOENÇAS.

Então, o que significa "cuidar da saúde"? Por que o comportamento de "evitar doenças ou prevenir doenças" pode não ser tão efetivo?

A Patogênese, tem sua atenção voltada à doença, nos seus sintomas e desenvolvimento. 

Já a Salutogênese, olha para a saúde e para todos os fatores que a promovem. E é sobre ela que falaremos nesse lindo episódio #31 SALUTOGÊNESE: ritmo, calor e conexão.

Essa 5ª temporada está muito especial, pois traremos alguns episódios que foram gravados no Café Antroposófico do Congresso Brasileiro de Práticas Antroposóficas. E esse é um deles.

E nesse bate papo super rico e cheio de conexão, contamos com a presença de dois incríveis profissionais:

Ana Paula Brugnera 
Dentista, graduada pela Unicamp e com mestrado na Bélgica, foi aluna da Escola Waldorf Rudolf Steiner, vivenciou a Antroposofia desde a infância e agora se inspira na Antroposofia para a sua prática, tanto para atender seus pacientes como também como estilo de vida.

Alexandre Rabboni
Cirurgião dentista, membro da Sociedade Antroposófica, pai Waldorf, um estudioso e entusiasta da Antroposofia. Atuou na orientação de pais e professoras e no grupo de estudos do Berçário Abraço. Dr Alexandre hoje atende na Casa 44, que é um centro de referência da medicina Antroposófica em sp.

Vem com a gente refletir nesse bate papo cheio de conexão e verdade!

Produção, pauta e edição: Carla Latini e Debora Garcia
Gravação, edição de áudio e mixagem: Asas Produções