SAÚDE DA TERRA, SAÚDE DO SER: a busca da harmonia pela agricultura biodinâmica

Season 5, Episode 36,   May 26, 2021, 02:31 PM

Gaia, Gea, Pachamama, Erda, Nerthus, Terra Mater ou simplesmente Mãe Terra...essas são algumas variações de nomes, que ao longo das civilizações e culturas utilizamos para nos referirmos à Terra.
Muitas culturas ancestrais já se referiam à Terra como essa fonte primordial e de onde tudo veio. Todos esses nomes e outros tantos representam esse poder de fertilidade, de criação, de diversidade que a Terra nos proporciona. A Mãe Terra é aquela que sustenta tudo que existe, é esse grande ventre sagrado de onde viemos e pra onde vamos retornar, ao menos fisicamente.
Cores, cheiros, sabores, texturas, formatos...tudo é proveniente da Terra.

Com tudo isso, nos aproximamos também do aspecto espiritual da Terra...e o que vem dela então? Traz consigo toda essa grandiosidade? Como? Será que o alimento que extraímos dela também carrega toda essa potência? E será que temos cuidado bem disso? 

A Antroposofia apresenta seus conceitos através de arquétipos para nos explicar, nos fazer compreender, a nossa ligação espiritual com o todo, com a Natureza, com o Cosmos.
Para falar sobre o lidar com a Terra, o cuidado com ela e com o  que é proveniente dela, não poderia ser diferente.
O que seriam então os aspectos espirituais de um alimento?
Como a forma como lidamos e cultivamos alimentos, pode influenciar na nossa saúde, na saúde dos animais, do solo e da sociedade como um todo?

Hoje, falaremos sobre Agricultura Biodinâmica e a nossa responsabilidade perante a terra, perante ao nosso planeta. A agricultura biodinâmica, que foi proposta por Rudolf Steiner, nos ajuda a entender como lidar com a Terra. Em um ciclo de 8 palestras, Rudolf Steiner apresenta conceitos e propostas para o que seria a "Fundamentação espiritual para a prosperidade da agricultura".

Como o tema não é simples, estamos acompanhadas de 2 convidadas pra nos trazer muitos olhares para esse assunto tão fundamental.

BIO CONVIDADAS

Elaine de Azevedo é mãe de duas filhas, nutricionista, doutora em Sociologia, professora, autora e pesquisadora com uma vasta carreira acadêmica que passeia pela nutrição, saúde e sociologia. A Elaine tem um olhar bastante interessante sobre a alimentação, sobre a comida e sobre a sociedade que ela compartilha no seu podcast Panela de Impressão e também na Escola Livre Comida ETC, da qual é fundadora. Elaine também tem aperfeiçoamento em medicina antroposófica pela ABMA e atuou em clínicas de Medicina Antroposófica na Áustria, Alemanha e Suíça.

Andrea D'Angelo é mãe de 2, agrônoma e desde cedo quis trabalhar com a Terra de um jeito diferente do que o convencional. Logo no início de sua carreira, encontrou a Agricultura Biodinâmica e então se especializou nessa área, tanto em pesquisa quanto no trabalho de campo. Fez um caminho de estudo e trabalho também fora do Brasil, sempre cultivando este impulso da Agricultura biodinâmica. Atualmente é consultora internacional de biodinâmica, professora e tem o foco do seu trabalho na elaboração, produção e utilização dos preparados biodinâmicos.

Produção, pauta e edição: Carla Latini e Debora Garcia
Gravação, edição de áudio e mixagem: Asas Produções