PORÉM | presente diário

Dec 19, 2015, 09:27 AM

19 de dezembro

Porém

Leitura Bíblica: Salmo 13.1-6

Eu, porém, confio em teu amor (Sl 13.5a).

Lembra quando a gente fazia análise sintática nas aulas de português? Era preciso analisar as relações entre as palavras numa sentença. Por exemplo: “porém” é uma conjunção adversativa. É uma conjunção porque liga duas ideias e é adversativa porque faz uma contraposição das ideias, confrontando ambas. Legal, não é? Pois é aí que está a riqueza do texto de hoje.

Davi está tomado por tristeza, inquietação e o sentimento de que Deus o abandonou para ser tragado por seus inimigos. Hoje em dia talvez não haja ninguém tramando nos matar, mas certamente há momentos na vida em que temos a impressão de que nada faz sentido, nossos inimigos talvez invisíveis (tristeza, aflição, incertezas, injustiça, traição, corrupção) estão triunfando sobre nós e, em meio a isso, Deus parece nos ignorar.

É comum sentirmo-nos desnorteados quando de repente nosso mundo vira de cabeça para baixo, desestabilizando nossos planos e a tranquilidade que havia até aquele momento. Diante disso temos duas opções: sucumbir à perplexidade ou reagir com base na confiança – e não na desconfiança – em Deus. Foi o que Davi fez ao dizer “porém” (v 5). Tudo estava mal, porém ele afirma que confiava no amor de Deus. Apesar do sentimento de abandono, seu coração se alegrava no livramento de Deus e, em meio à tristeza, ele decide cantar a Deus pelo bem que ele já lhe fizera. Davi não apenas dribla os problemas e o caos interior, mas toma uma decisão consciente de seguir em outra direção. Tudo está ruim, “porém” ele decide olhar por outra perspectiva, deixa de lado a inquietude e coloca-se sob o confiável amor de Deus.

Se você está cheio de inquietação e parece que Deus não está fazendo nada por você, acrescente um “porém” a essa situação. Peça que ele ilumine os olhos do seu coração para que você enxergue além da densa neblina e a paz de Deus novamente reine em sua vida! - WMJ

A situação pode estar ruim; se buscarmos outra perspectiva, porém, encontraremos o amor de Deus!